Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE
O que é Programa Nacional de Alimentação Escolar?
O PNAE garante por meio de transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos da educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
Qual objetivo do Programa?
O Objetivo é atender às necessidades nutricionais dos estudantes durante a sua permanência em sala de aula. Com a suspensão das aulas devido à pandemia de COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizará o kit para os alunos matriculados na rede municipal.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassa ao município uma verba específica de acordo com cada modalidade.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante o repasse de verbas federais para que os Estados e Municípios forneçam alimentação escolar aos alunos matriculados na rede pública de ensino e tem como objetivo atender às necessidades nutricionais de estudantes e formação de hábitos alimentares saudáveis, durante a permanência no ambiente escolar, contribuindo para o seu desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar.
O município de Malacacheta complementa o repasse do PNAE e garante o fornecimento de alimentação saudável e de qualidade para seus alunos, além de promover atividades de educação nutricional, avaliação do estado nutricional dos alunos e testes de aceitabilidade dos alimentos pela nutricionista.
Para a execução do PNAE, contamos com um Nutricionista RT (responsável técnico) Iana de Souza Maia.
Cardápios Escolares
O cardápio da Alimentação Escolar é um instrumento que visa assegurar a oferta de uma alimentação saudável e adequada contribuindo no suprimento das necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência no ambiente escolar. Atua também como um instrumento pedagógico, caracterizando uma importante ação de educação alimentar e nutricional.
Os cardápios são elaborados pela Nutricionista, valorizando as necessidades nutricionais por faixa etária e período escolar (parcial e integral), os hábitos alimentares regionais, os alimentos naturais, frescos e ricos em nutrientes. O planejamento dos cardápios tem acompanhamento em sua execução, atendendo os critérios estabelecidos pelo FNDE/PNAE e visa limitar a oferta de alimentos e bebidas de baixo valor nutricional, processados, ricos em açúcar, gordura e sal.